top of page

Trauma Dentário 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando houver trauma no dente-de-leite e este sair com uma pancada, o que devo fazer?

 

O dente-de-leite não deve ser recolocado na boca, como no caso do permanente. Isso porque, no caso do dente-de-leite, o germe do dente permanente está embaixo da raiz do de leite, o que poderá causar algum dano ao permanente.

 

 

Quais as consequências de um trauma em dente-de-leite ou em dente permanente?

 

Dependendo do tipo e da intensidade do trauma dental, da idade do paciente e do tempo ocorrido até o primeiro atendimento, as consequências podem ser leves ou até a perda do elemento dental.

Um trauma dental pode ocasionar muitas sequelas, tais como: mudança na posição do dente na arcada; dor; alteração na cor do dente afetado; sensibilidade do dente traumatizado durante a mastigação e; no dente-de-leite, ainda pode haver transtornos no desenvolvimento do dente permanente. Cada caso requer um tratamento específico.

 

 

Quando o trauma for na cabeça, além dos dentes, o que mais deve ser observado?

 

Além de procurar cuidados médicos, deve ser observado se existem sinais de sonolência excessiva, vômitos persistentes, fala enrolada, convulsões e deve-se acordar a vítima de 3 em 3 horas. Frente a um trauma a primeira condição é ter calma. Não se deve esquecer a ajuda do profissional, a fim de oferecer um correto diagnóstico para o devido tratamento.

O que fazer se o dente sair por inteiro da boca, após um acidente?

 

Em primeiro lugar acalme-se, em seguida lave-o em água corrente ou soro fisiológico. Tente recolocá-lo (se for dente permanente); se não conseguir, coloque-o em um copo com soro fisiológico ou água filtrada.               

Após o socorro inicial, deve-se procurar o dentista rapidamente, sempre atento para informar: ONDE ocorreu o trauma (é importante relatar o local, para que o dentista possa tomar algumas decisões, como, por exemplo, se há necessidade de prescrever a vacina antitetânica ou não); COMO ocorreu o trauma (o tempo ocorrido é de suma importância, pois determina o plano de tratamento mais coerente), fornecendo ao cirurgião-dentista as informações necessárias para que sejam tomadas as devidas providências. Vale lembrar que, quanto mais rápido, maior a possibilidade de se conseguir resultados positivos no tratamento a ser realizado.

bottom of page