top of page

Higienização do Aparelho Ortodôntico

 

Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta. Mas, para ter apenas resultados positivos, é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como bráquetes, fios e bandas.  Se a higienização não for correta, a placa bacteriana pode causar cáries e doenças gengivais.

Os restos de alimentos que ficam presos no aparelho precisam ser removidos para evitar uma desmineralização dos dentes e inflamação das gengivas.

 

A escova ideal para aparelhos ortodônticos fixos também segue a regra de ter grande quantidade de cerdas do tipo ultramacias. A diferença é que, para se encaixar aos bráquetes, a escova precisa ter uma canaleta central, que possibilita uma escovação efetiva e favorece a limpeza de todos os componentes do aparelho ortodôntico. Para os aparelhos ortodônticos fixos linguais, a escova precisa ter tamanho reduzido e uma angulação de cabeça que facilite o acesso e a escovação na região interna da boca.

No caso do uso daqueles elásticos pequenos que “prendem” a arcada de cima com a de baixo - elásticos intermaxilares -, é preciso removê-los antes da escovação.

 

1° Passo - Fio dental

Passar o fio dental pode ser uma tarefa impossível sem o auxílio do passa fio, que lembra uma agulha de plástico. Nele o fio dental é preso e pode ser passado por baixo do arco para limpar entre os dentes. Também a fios dentais com pontas mais duras, específicos para quem usa aparelho, que facilitam a limpeza.

 

2° Passo – Para limpar entre os dentes 

 

Junto dos arcos e fios é necessário utilizar a escova interdental, que é capaz de higienizar este local de forma eficiente e sem traumas. Mova a escova interdental de forma suave de cima para baixo entre os componentes do aparelho e entre os dentes. Se a escova entrar muito folgada, é necessário escolher uma com diâmetro maior.

 

 

3° Passo – Reforço 

 

A escova de tufo se adapta perfeitamente aos contornos dos dentes e bráquetes. Sua cabeça mínima e cerdas longas conseguem atingir áreas quase inacessíveis para fazer uma limpeza altamente efetiva. 

bottom of page