top of page

- Dentista - implante - aparelho

Escovação Dental

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uso correto da escova de dentes:

 

Escolha uma escova macia e arredondada

 

Assim, você não fere a gengiva e não risca o esmalte dos dentes. Incline a escova em um ângulo de 45º e deslize-a desde a gengiva até a ponta dos dentes.

 

Faça movimentos circulares

 

Escolha pequenos grupos de dentes e escove o lado voltado para as bochechas, a face interna e a superfície deles. Nunca escove pra frente e pra trás.

 

Escove suavemente a língua

 

Grande parte dos problemas de mau hálito vem dela, então não economize a escova e limpe a língua também.

 

Guarde no lugar adequado

 

A escova deve ser mantida limpa e seca, na posição vertical. Sem os cuidados certos, bactérias, vírus e fungos fixam-se nas cerdas.

 

Escova deve ser trocada a cada três meses

 

A escova de dentes tem validade: a duração média de cada uma é de três meses. Porém, no Brasil, o consumo médio é de menos de uma escova de dentes por ano por pessoa. Depois de três meses, as cerdas se deterioram e perdem a eficácia. Além disso, a umidade e os restos de alimentos que ficam nas cerdas são um prato cheio para os germes. Por isso, a escova de dentes fica contaminada.

 

 

Mastigue sem pressa

 

Mastigar devagar, com os dois lados da boca, previne o apinhamento dos dentes, problemas de gengiva e até cáries – se a musculatura de um lado fica flácida, há infiltração de resíduos alimentares. Para não fraturar os dentes, evite roer unhas, abrir embalagens ou morder gelo.

 

 

Selecione os alimentos

 

Ingerir bebidas ácidas em excesso - como refrigerantes, isotônicos, sucos e chás cítricos - causam erosão dental. Os dentes ficam frágeis, quebradiços e com bordas irregulares. O esmalte enfraquece, adquirindo um tom amarelado. As gengivas se retraem, provocando sensibilidade. Vinho tinto, café, sucos artificiais, chás escuros, refrigerantes e alimentos como beterraba e cenoura podem causar manchas.

 

 

Cuide das gengivas

 

Inchaço, vermelhidão e sangramentos na gengiva, espaços entre os dentes ou mau hálito são sinais de doença periodontal, ou seja, nas outras estruturas da boca que não os dentes. O tratamento envolve desde a correta higienização até remoção de tártaro em consultório e o uso de medicamentos. A retração de gengivas pode ser causada pelo uso exagerado de força durante a escovação.

escovando os dentes

Cuidar dos dentes é fundamental para garantir a saúde. Afinal de   contas, não adianta nada estar com a pele linda e o corpo em dia se o sorriso não acompanha o resto do visual. Além disso, descuidar da higiene bucal pode trazer problemas para o resto do organismo, já que a boca é uma porta de entrada para bactérias.

Reforce a sua rotina de higiene e incorpore hábitos saudáveis.

 

Você terá aparência mais jovem por muito mais tempo.

bottom of page